MaRIas
Grupo de Pesquisa em Gênero e Relações Internacionais
Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP)
Publicações
Conheça os nossos artigos, entrevistas e resenhas.
Os efeitos da pandemia de covid-19 sobre o trabalho das professoras pesquisadoras de Relações Internacionais
Nesse artigo abordarmos os efeitos da pandemia sobre o trabalho da professoras de Relações Internacionais, em especial como ela afetou a produtividade das docentes.
A Médica Sem Fronteiras: uma entrevista com Renata Pretti
Nessa entrevista, Renata Pretti nos contou um pouco sobre sua trajetória trabalhando em organizações internacionais, em especial no Médicos Sem Fronteiras
The desire to change everything: La potencia feminista and the Tribune of the World Conference of the International Women's Year
As nossas MaRIas, Kelly Agopyan e Natali Moreira escreveram um mini- artigo, em inglês, fruto da articulação de suas pesquisas e o resultado foi uma análise da Tribuna da Conferência do Ano Internacional da Mulher (1975, Cidade do México) a partir da lente da potência feminista proposta pela pesquisadora Argentina Veronica Gago. Ele, é uma prévia adaptada de um artigo maior também escrito pelas autoras.
Backlash conservador, política externa e direitos das mulheres
Laira Tenca, das MaRIas, conversou Gabriela Elesbão e Lara Martins, do O Não Internacionalista, sobre suas pesquisas em política externa, backlash conservador e direitos das mulheres
Violência, Gênero e Desenvolvimento
Nessa entrevista a nossa MaRIa, Beatriz Coutinho, conversou com Lara Martins e Mainara Gomes, do O Não Internacionalista sobre sua dissertação e sobre gênero, desenvolvimento e violência.
Conflito, Poder e Soberania: Política Internacional é um mundo masculino?
Para marcar o dia 8 de março, Beatriz Coutinho e Laira Tenca, das MaRIas, conversaram com Ana Livia Esteves, da Sputnik Brasil e falaram sobre qual o lugar das mulheres na política internacional.
Por que a pandemia afasta mulheres da ciência
Nesse artigo investigamos porque as pesquisadoras têm publicado menos desde março de 2020, ou seja, desde o início da pandemia de COVID-19 no Brasil. Além da produtividade acadêmica, outras áreas das vidas delas foram afetadas, o quadro de jornadas duplas ou triplas é agravado no caso de negras e mães.
Nota de repúdio - Invasão de encontro virtual do MaRIas
No nosso encontro de agosto de 2020 sofremos um ataque virtual, saiba mais sobre o caso e leia a nossa carta de repúdio. Não nos calarão!